Ajuda

Questões frequentes

Respostas para todas as suas dúvidas

1 - Sobre a eInforma

Quem somos?

A eInforma é uma marca licenciada pela INFORMA D&B, líder no mercado de informação para negócios há mais de 100 anos.

A base de dados da INFORMA D&B contém todas as empresas em Portugal e é atualizada diariamente por uma equipa de mais de 50 técnicos altamente qualificados, através de fontes públicas e das próprias empresas. A qualidade da base de dados é reconhecida pelas entidades bancárias através da sua utilização diária, pois mais de 95% dos bancos utilizam a nossa informação para avaliar as suas operações comerciais.

Desde 2004 que integra a maior rede mundial de informação empresarial: a D&B World Wide Network, com mais de 200 milhões de registos empresariais de todo o mundo.

A INFORMA D&B pertence à líder espanhola INFORMA D&B S.A. que faz parte do grupo CESCE, especializado na gestão integral do risco comercial.

A eInforma está também presente em Espanha (www.einforma.es).

O que é a D&B Worldwide Network?

A D&B Worldwide Network é a maior rede mundial de informações empresariais. Através da participação da INFORMA D&B na D&B Worldwide Network, disponibilizamos-lhe o acesso online e em tempo real à maior base de dados de informações internacionais. São mais de 200 milhões de empresas em mais de 200 países.

Onde estamos?

Na Rua Barata Salgueiro, 28-3º, 1250-044 Lisboa.

O nosso Serviço de Apoio ao Cliente está disponível nos dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00, através do telefone 707 20 11 21 ou do email clientes@einforma.pt.

Sobre que empresas disponibilizam informações?

Disponibilizamos informação de risco, comercial e financeira, sobre mais de 200 milhões de empresas em 200 países diferentes. Os relatórios das empresas portuguesas são provenientes da base de dados da INFORMA D&B e os relatórios internacionais resultam da parceria com a D&B Worldwide Network.

Qual a origem da informação disponibilizada nos relatórios?

Todas as informações disponibilizadas são recolhidas junto das empresas e em fontes públicas, como por exemplo: Registo Comercial, Portal da Justiça, IES - Informação Empresarial Simplificada e INE - Instituto Nacional de Estatística.

O que é o Modelo de Scoring da INFORMA D&B?

O modelo de Scoring INFORMA D&B avalia a probabilidade de uma entidade cessar atividade com dívidas por liquidar nos próximos 12 meses. O modelo de score foi desenvolvido através da regressão logística com base nas mais modernas técnicas estatísticas que avaliam a interação de diversas variáveis financeiras, demográficas, de pagamento e de incidentes.

Qual a performance do Modelo de Scoring?

A qualidade do modelo utilizado é determinante para o rigor da avaliação de risco de crédito. O modelo de scoring INFORMA D&B apresenta uma elevada capacidade de previsão, apresentando uma performance, medida pelo principal indicador Gini, de 79,9%, que o classifica como Muito Bom pelos standards da indústria.

Qual a responsabilidade da INFORMA D&B sobre as informações contidas nos relatórios?

Atendendo à quantidade de dados compilados e às diferentes fontes utilizadas para a elaboração dos relatórios, a INFORMA D&B não garante a correção absoluta dos dados, nem é responsável, nos limites da lei aplicável, pela sua utilização para uma finalidade específica. A informação constante nos relatórios constitui apenas mais um elemento a ter em consideração para efeitos de adoção de decisões empresariais. Tais decisões não podem basear-se exclusivamente na informação contida nos relatórios.

Existem limitações ao uso da informação contida nos relatórios?

Os relatórios são para uso interno e exclusivo do cliente, não podendo ser reproduzidos, publicados ou redistribuídos, total ou parcialmente, sem autorização expressa da INFORMA D&B.

O acesso aos relatórios é imediato?

Os relatórios estão disponíveis online para consulta imediata. Caso não haja informação suficiente em base de dados para produzir algum tipo de relatório, esse relatório aparecerá como não disponível.

Como posso atualizar a informação da minha empresa?

Através do formulário acessível na sua Área de Clientes.

Todos os meses temos mais de 1 milhão de visitas. Manter a informação da sua empresa atualizada é importante para que não perca oportunidades de negócio.

Posso solicitar a remoção da minha empresa da base de dados?

A INFORMA D&B é uma sociedade cujo objecto social consiste na prestação de serviços e assistência a quaisquer organizações comerciais, industriais ou particulares, nomeadamente procedendo a estudos de mercado, elaborando relatórios de crédito, promovendo a publicação de estudos económicos e financeiros e organizando cursos de formação profissional, fornecendo informações referentes à situação comercial e financeira de quaisquer organizações. A recolha de dados de pessoas coletivas constitui, deste modo, o cerne da atividade da INFORMA D&B.

Apenas e na medida em que na informação obtida nas diversas fontes disponíveis estejam incluídos dados pessoais (dados referentes a pessoas físicas, não a pessoas coletivas) se colocará a questão da aplicação da Lei 67/98 de 26 de Outubro, uma vez que apenas estes se encontram legalmente protegidos.

Assim, quaisquer restrições à recolha de dados apenas se aplicam a dados pessoais, respeitantes a pessoas físicas singulares e já não em relação a pessoas coletivas.

A base de dados da INFORMA D&B está legalizada pela CNPD?

A INFORMA D&B tem a sua base de dados legalizada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (Autorização Nº 32/96, emitida a 27 de fevereiro de 1996).

2 - Sobre os relatórios de empresas

Quais os tipos de relatórios disponibilizados?

Antes de tomar qualquer decisão comercial consulte toda a informação disponível sobre os seus clientes, fornecedores ou concorrentes. O Relatório Estrutural dá-lhe uma visão global e rápida sobre qualquer empresa. O Relatório Completo resume toda a informação disponível e ainda a comparação da empresa com o seu setor de atividade. Relatórios disponíveis:

Para que serve o Relatório Estrutural?

É um relatório que lhe oferece uma visão global sobre os aspetos estruturais de uma empresa. Permite-lhe obter, em poucos segundos, informação suficiente sobre um potencial cliente ou fornecedor.

Qual o conteúdo do Relatório Estrutural?

O Relatório Estrutural contém a identificação da empresa, contactos, atividade, acionistas, participações, marcas, mercados, empregados, vendas, resultados e semáforo de risco comercial. As informações são disponibilizadas sempre que existam em base de dados.

Com o Relatório Estrutural é possível conhecer o Risco de uma empresa?

O Relatório Estrutural inclui o Semáforo de Risco Comercial, através do qual é possível saber o escalão de risco da empresa (Elevado, Médio-Alto, Médio-Baixo, Baixo ou Não Determinado), no entanto, para avaliar em detalhe o risco de uma empresa deverá consultar o Relatório de Avaliação de Risco, que inclui: Rating Informa, Evolução do Rating, Nível de Risco, Failure Score, Opinião de Crédito, Análise dos Elementos de Risco, Ações Judiciais, Ações de Insolvência, Procedimentos Administrativos de Dissolução/Liquidação e Comportamento de Pagamentos.

Para que serve o Relatório de Avaliação de Risco?

Para conhecer em detalhe o Risco Comercial de uma empresa. É essencial para gerir o risco das operações comerciais no dia a dia, com o objetivo de diminuir as faturas incobráveis e os atrasos nos pagamentos.

Qual o conteúdo do Relatório de Avaliação de Risco?

O Relatório de Avaliação de Risco contém a identificação da empresa, Rating Informa, evolução do Rating, Indicador de Risco, Failure Score, Capacidade Financeira, Opinião de Crédito, Comportamento de Pagamentos, Índice de Pagamentos (Paydex), ações judiciais, ações de insolvência, processos de insolvência e procedimentos administrativos. As informações são disponibilizadas sempre que existam em base de dados.

Para que serve o Relatório de Balanço e Demonstração de Resultados?

Para conhecer em detalhe a evolução de todas as rubricas das contas de uma empresa. É essencial a quem necessita de analisar os elementos financeiros de uma empresa. É muito utilizado para comparar a performance entre empresas concorrentes.

Qual o conteúdo do Relatório de Balanço e Demonstração de Resultados?

O Relatório de Balanço e Demonstração de Resultados contém a identificação da empresa, evolução das vendas e resultados dos últimos 3 anos, balanço, demonstração de resultados, demonstração de fluxos de caixa, rácios, informação financeira adicional e semáforo de risco comercial. As informações são disponibilizadas sempre que existam em base de dados.

Para que serve o Relatório Comercial?

É um relatório que lhe oferece uma visão global sobre os aspetos estruturais de uma empresa e o detalhe do respetivo Risco Comercial. Permite-lhe conhecer toda a informação de risco e comercial sobre um potencial cliente ou fornecedor.

Qual o conteúdo do Relatório Comercial?

Contém toda a informação disponibilizada nos Relatórios Estruturais e na Avaliação de Risco, ou seja, a identificação da empresa, contactos, atividade, acionistas, participações, marcas, mercados, empregados, vendas, resultados, Rating Informa, evolução do Rating, Indicador de Risco, Failure Score, Capacidade Financeira, Opinião de Crédito, Comportamento de Pagamentos, Índice de Pagamentos (Paydex), ações judiciais, ações de insolvência, processos de insolvência e procedimentos administrativos. As informações são disponibilizadas sempre que existam em base de dados.

Para que serve o Relatório Financeiro?

Para conhecer em detalhe toda a informação de risco, comercial e financeira de uma empresa.

Qual o conteúdo do Relatório Financeiro?

Contém toda a informação disponibilizada nos Relatórios Estruturais, na Avaliação de Risco e no Relatório de Balanço e Demonstração de Resultados, ou seja, a identificação da empresa, contactos, atividade, acionistas, participações, marcas, mercados, empregados, vendas, resultados, Rating Informa, evolução do Rating, Indicador de Risco, Failure Score, Capacidade Financeira, Opinião de Crédito, Comportamento de Pagamentos, Índice de Pagamentos (Paydex), ações Judiciais, ações de insolvência, processos de insolvência, procedimentos administrativos, balanço, demonstração de resultados, demonstração de fluxos de caixa, rácios e informação financeira adicional. As informações são disponibilizadas sempre que existam em base de dados.

Para que serve o Relatório Completo?

Para conhecer toda a informação de risco, comercial e financeira disponível sobre uma empresa, incluindo a comparação com o respetivo setor de atividade.

Qual o conteúdo do Relatório Completo?

Contém toda a informação disponibilizada nos Relatórios Estruturais, na Avaliação de Risco e no Relatório de Balanço e Demonstração de Resultados, mas também a comparação das contas com a média do seu setor de atividade, ou seja, a identificação da empresa, contactos, atividade, acionistas, participações, marcas, mercados, empregados, vendas, resultados, Rating Informa, evolução do Rating, Indicador de Risco, Failure Score, Capacidade Financeira, Opinião de Crédito, Comportamento de Pagamentos, Índice de Pagamentos (Paydex), ações Judiciais, ações de insolvência, processos de insolvência, procedimentos administrativos, balanço, demonstração de resultados, demonstração de fluxos de caixa, rácios e informação financeira adicional. As informações são disponibilizadas sempre que existam em base de dados.

Para que serve o Relatório Internacional?

Para conhecer toda a informação de risco, comercial e financeira sobre qualquer empresa internacional. É utilizado para gerir os riscos das operações com empresas estrangeiras.

Qual o conteúdo do Relatório Internacional?

O Relatório Internacional inclui a identificação da empresa, o seu perfil, avaliação de risco, experiências de pagamento, gestores e executivos, estrutura corporativa, historial e atividades, bancos, propriedades e elementos financeiros dos últimos 3 anos. As informações são disponibilizadas sempre que existam em base de dados.

O preço do Relatório Internacional é igual para todos os países?

Não, varia em função do país.

O que é o Relatório de Avaliação de Empresa?

A avaliação de uma empresa é um serviço que lhe permite saber o valor de uma empresa em euros, segundo uma série de critérios objetivos: Informação financeira da empresa nos últimos anos; Comparação com as empresas do mesmo setor de atividade; Previsão de crescimento das vendas de acordo com o contexto económico; etc...

No Relatório de Avaliação de Empresa é apresentada a metodologia de cálculo do valor da empresa a partir da informação histórica das contas, dos pressupostos e rácios.

O Relatório de Avaliação de Empresa tem a seguinte estrutura:

  • Princípios de avaliação
  • Valor, análise de sensibilidade e resumo dos pressupostos
  • Principais rácios utilizados e detalhe sobre as fórmulas de cálculo
  • Informação detalhada sobre os pressupostos assumidos
  • Explicação sobre o método de cálculo do valor residual
  • Elementos financeiros e principais rácios

3 - Sobre as bases de dados de marketing

Para que serve uma base de dados de marketing?

As bases de dados empresariais são essenciais para as ações de marketing de uma empresa, quando visam a captação de novos clientes, apresentação de novos produtos e serviços ou estudos de mercado. São habitualmente adquiridas para ações de geração de leads comerciais para as forças de vendas, telemarketing, fax marketing ou email marketing.

Quais os critérios mais utilizados na segmentação?

A escolha dos critérios de segmentação de uma base de dados é essencial para garantir o retorno das ações de marketing. Os critérios habituais que se utilizam na segmentação são: setor de atividade, localização, volume de vendas, número de empregados e forma jurídica.

Quais os campos que devo incluir na base de dados?

Os campos a incluir na base de dados dependem do objetivo da ação que se está a planear. No caso de ser uma ação de telemarketing o telefone deverá ser um campo obrigatório, sendo que ao incluir o nome do gestor da empresa se consegue ter um contacto mais personalizado e aumentar a eficácia da campanha. Os campos mais solicitados são: nome da empresa, gestores e contactos.

Existem limitações ao uso das bases de dados?

Ao adquirir uma base de dados o cliente terá que aceitar as condições especiais da utilização de bases de dados, que incluem duas cláusulas:

1. A EMPRESA celebra com o CLIENTE um contrato de licença de utilização da base de dados, sendo que os dados serão sempre propriedade da ou encontrar-se-ão sempre licenciados à EMPRESA que cede a sua utilização para os fins definidos no presente contrato durante um período de doze meses, não renováveis. Os dados só poderão ser utilizados na totalidade, ou em parte, pelo CLIENTE que celebrou o contrato. Os dados da EMPRESA cedidos ao CLIENTE não poderão por ele ser cedidos a terceiros quer a título gratuito quer a título oneroso.

2. O Cliente aceita ser admissível uma margem de erro de cinco por cento (5%) na informação constante nas bases de dados. Caso a referida margem de erro seja ultrapassada, a EMPRESA compromete-se a emitir uma nota de crédito no valor total dos registos adquiridos desatualizados acima da referida margem de cinco por cento (5%). A EMPRESA só efetuará este reembolso caso a utilização da base de dados tiver decorrido no período de um mês após a sua aquisição e mediante apresentação pelo CLIENTE de prova bastante dos registos desconformes.

4 - Sobre os estudos de mercado

O que é o Barómetro INFORMA D&B?

O Barómetro INFORMA D&B disponibiliza informação sobre a evolução mensal das constituições, dissoluções, insolvências, ações judiciais e risco das empresas portuguesas.

É atualizado todos os meses para que tenha um real conhecimento e uma visão setorial e distrital do tecido empresarial em Portugal.

O que é a firmografia do tecido empresarial português?

A firmografia do tecido empresarial português permite-lhe obter, gratuitamente, uma visão global sobre a distribuição das empresas portuguesas por dimensão, volume de negócios e empregados. Inclui também o perfil das exportações/importações, o perfil por setor de atividade, por região, por natureza jurídica, capital social, antiguidade, e a evolução das contituições e dissoluções nos últimos 2 anos.

O que são os estudos setoriais DBK?

A DBK efetua regularmente a análise de aproximadamente 700 setores de atividade portugueses e espanhóis, publicando anualmente cerca de 300 estudos aprofundados e 1.000 fichas de conjuntura. Os seus estudos são hoje em dia uma ferramenta essencial para o conhecimento do quadro económico e para a tomada de decisões das principais entidades financeiras ibéricas, de diferentes organismos públicos com responsabilidade na definição da política económica e industrial, de várias consultoras e de mais de 3.000 companhias industriais e de serviços portuguesas e espanholas.

5 - Sobre o serviço eInforma

Existe alguma forma de testar o serviço?

Sim, efetuando um Registo Gratuito no nosso site terá acesso a 5 relatórios de oferta.

Como posso aceder ao serviço?

Existem dois tipos de modalidades contratuais para que possa aceder ao nosso serviço:

  • Planos de desconto: permitem-lhe obter até 90% de desconto. São planos semestrais, de renovação automática e pagamento por débito direto, que lhe dão o direito a consultar, dependendo do plano selecionado, um número limitado de relatórios por mês ou por semestre. As consultas realizadas fora dos direitos dos planos são faturadas mensalmente e de acordo com o preçário em vigor. Para não renovar o plano deverá comunicar-nos a sua intenção até 30 dias antes da data de renovação.
  • Packs de consumo: permitem-lhe obter até 20% de desconto, mediante o carregamento de saldo antecipado. O saldo fica disponível para que possa consultar os relatórios mediante o preçário em vigor. Os saldos têm uma validade de 12 meses. Nesta modalidade poderá optar por pagar através do sistema de débitos diretos ou por Multibanco.

Como acedo às minhas faturas?

As faturas são emitidas no último dia de cada mês em formato eletrónico, e ficam disponíveis na Área de Clientes.

Como posso alterar os dados do meu contrato?

Os dados do seu contrato apenas podem ser alterados através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente.

Como posso ser informado acerca de eventuais alterações a uma empresa?

Através do Serviço de Vigilância de Empresas, que é gratuito. Ao colocar uma empresa em vigilância, passará a receber, por email, as notificações de todas as alterações que ocorrerem na nossa base de dados. Poderá adicionar uma empresa ao seu Serviço de Vigilância através da Ficha da Empresa ou na sua Área de Clientes.

Como posso apresentar uma reclamação?

Através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente, que está disponível todos os dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00, através do número 707 20 11 21 ou do email clientes@einforma.pt.

A INFORMA D&B faz parte do grupo CESCE

O CESCE é uma referência na gestão integral do risco comercial.

A CESCE é uma empresa espanhola, líder no mercado de seguros de crédito para a exportação, participada maioritariamente pelo Estado Espanhol e pelos principais bancos e empresas seguradoras de Espanha. Está presente no mercado Europeu e na América Latina.

A INFORMA D&B faz parte da D&B Worldwide Network

Através da participação da INFORMA D&B na D&B Worldwide Network, disponibilizamos-lhe o acesso online e em tempo real à maior base de dados de informações internacionais. São mais de 200 milhões de empresas em mais de 200 países.

A eInforma é uma marca licenciada pela INFORMA D&B

A INFORMA D&B é líder no mercado de informação para negócios há mais de 100 anos.

A base de dados da INFORMA D&B contém todas as empresas em Portugal e é atualizada diariamente por uma equipa de mais de 50 técnicos altamente qualificados, através de fontes públicas e das próprias empresas.

Desde 2004 que integra a maior rede mundial de informação empresarial: a D&B World Wide Network, com mais de 200 milhões de registos empresariais de todo o mundo.

A INFORMA D&B pertence à líder espanhola INFORMA D&B S.A. que faz parte do grupo CESCE, especializado na gestão integral do risco comercial.

A eInforma está também presente em Espanha (www.einforma.es).

loading.gif A processar